quarta-feira, 7 de novembro de 2012

BEATO FRANCISCO PALAU


FESTA DO FUNDADOR DAS CARMELITAS MISSIONÁRIAS

QUEREMOS PARTILHAR COM VOCÊ UMA CARTA ESPECIAL 
 DO NOSSO FUNDADOR FRANCISCO PALAU Y QUER.  
NESTA CARTA VOCÊ PODERÁ CONHECER UM POUCO MAIS DO PE. PALAU,
QUE CERTAMENTE ACOMPANHARÁ SUA CAMINHADA COM DEUS.

CARTA 6: A Joana Gratias
                                                                 
                                                             Montsant (tarragona), 8- 15 de Julho de 1851

J.M.J.
1. Caríssima filha: ontem caminhamos o dia inteiro seguindo esta montanha. Os seus despenhadeiros são verdadeiramente espantosos. Encontramos muitas covas onde poderei retirar-me quando estiver fatigado do mundo. Escrevo-te da eremita de São Bartolomeu. A sua posição é muito pitoresca. Esta noite dormirei numa cova muito escondida, não muito longe desta eremita. A água está próxima. Há uma fonte não muito distante da cova, está ao pé de grandes penhascos cobertos de um bosque que está sempre verde. Ontem cansei-me tanto de subir e descer por precipícios que hoje não me atrevi a continuar nas minhas indagações. Segui os picos mais altos de Montsant, os que dão para Lérida. A montanha que tem o nome de Montsant parece-se a uma pia, quer dizer, no meio há um grande vale fechado pelas quatro partes das cumes das montanhas que dão para Lérida, o mar, a oriente e a poente. Este vale profundo contém despenhadeiros espantosos e é horrivelmente solitário. As suas covas estão escondidas pelo bosque. Em diferentes partes há fontes e algo de terra cultivada, há muitas covas que os camponeses fecharam, servem-lhes de abrigo as que estão no meio dos despenhadeiros.
Vigília da Virgem do Carmo.
2. Nestes dias tenho estado tão solitário como desejei. O ermitão de São Bartolomeu trouxe-me o necessário. Está preparado para ocultar nestas covas a quem eu queira convidar.  
3. A carta do senhor Gregório é bastante satisfatória. É possível que o João vá visitar Cantayrac; nesse caso verá sem dúvida o João Batista.
4. Não te esqueci na minha solidão. O caminho que o teu espírito deve seguir é: ao princípio não poderás suportar uma solidão absoluta por muito tempo, porque o teu espírito não tem alimento suficiente. Convêm sair da casa do amor próprio espiritual para ser toda de Deus e em Deus. A oração pelas necessidades da Igreja seja curta e frequente e no resto, ocupa-te do bem do próximo. Ocupar-te do bem dos outros por Deus é cuidar de Deus, e cuidar de Deus no seu corpo moral, é ser em verdade de Deus. Para a vida solitária é preciso ter grande diálogo com Deus, relativamente aos assuntos da salvação dos homens. Isso é o último grau da perfeição. Ora alguns bocados pelas necessidades do corpo chagado de Jesus Cristo e ocupa-te totalmente da salvação dos outros. Esse é o teu caminho. Ocupando-te do bem dos outros, ordenarás as tuas forças, as tuas virtudes, o teu tempo, a tua vida à salvação do próximo. Estas virtudes para que sejam verdadeiras pérolas e pedras preciosas que brilhem no templo de Deus, é necessário que passem pelas mãos de muitos artífices que as polirão ao fogo e a golpes de martelo. Quer dizer, que para que o que fazemos em bem dos outros sejam virtudes sólidas, é necessário que contribuam muitas circunstâncias que as façam boas.
5. As pedras preciosas que são verdadeiras são muito raras; há poucas, mas valem muito; há muitas que são falsas e destas temos que nos purificar. Não se há-de adornar o céu com nenhuma pedra preciosa que seja falsa. Estas temos que deitá-las fora. Para discerni-las, para conhecer quais são falsas e quais as verdadeiras, é necessário estudo, diálogo, tempo e experiência. Quer dizer que ao princípio, tudo o que brilha parece pedra preciosa, depois o tempo far-te-á conhecer quais são as virtudes sólidas ordenadas ao bem do próximo e quais são as falsas. Ocupa-te com todas as tuas forças em negociar com pedras preciosas e com tempo e trabalho serás por fim boa comerciante.
6. Tem sempre ante os teus olhos que a perfeição consiste no cumprimento do mandamento do amor: “amar a Deus e ao nosso próximo” (Dt 6, 5; Mt 22, 37.39). Não esqueças que, quanto ao amor do próximo, os que mais fazem são aqueles que com o tempo e com grandes trabalhos se fizeram dignos de assistir àquele grande conselho, composto no céu, dos anjos da primeira hierarquia e daqueles espíritos da Igreja militante que assistem a ele para os assuntos da salvação dos homens. O que aqui se decreta se executa sobre o universo. Aprende a assistir a ele e talvez a seu tempo sejas admitida. Para isso lê a Luta. Para ser admitida nele é necessário que te exercites na salvação do próximo, fazendo por ele obras de caridade: faz-lhe bem, não lhe faças mal; aqui tens os preceitos da lei que hás-de meditar e praticar.
7. Como a luz interior é ainda muito débil, as tuas virtudes são fracas. Fomenta esta luz interior, ela aquecerá o teu coração e dará força às tuas ações. Para fomentá-la medita o mistério da encarnação, o da redenção e o da cruz. Na Luta verás como se faz todo esse comércio. Na oração interessa-te em geral pelo bem de todos os homens. Não desças muito a particularidades, porque como a luz é muito débil não podes distinguir os objetos particulares. Imita nisso a Jesus Cristo e encontrarás um verdadeiro mestre e modelo de oração. Segue- O em todos os seus passos: Encontrarás no deserto orando pelos homens, no monte das oliveiras agonizando por eles, na pregação socorrendo-os nas suas necessidades, na cruz oferecendo-se ao Pai como vítima de propiciação. Contempla os maiores santos: São João Batista, Elias, São Francisco de Assis, etc. Imita-os no que possas. Este é, minha filha, o verdadeiro caminho.
               Adeus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem: