quinta-feira, 14 de março de 2013




  

FRANCISCO!!


Francisco, o primeiro Sumo Pontífice jesuíta e da América Latina, apelou à "irmandade" entre católicos e disse a sorrir que os cardeais "tinham ido ao fim do mundo" para o elegerem.


 Quem é o Papa Francisco?
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires. De família italiana
REÇEM POR MI, pidio o Papa francisco a o povo reunido na praça Sam Pedro
um dos cinco filhos de um trabalhador ferroviário e uma dona de casa. Estudou química no ensino técnico e, aos 21 anos, decidiu tornar-se padre. Bergoglio entrou para Companhia de Jesus em 11 de março de 1958 e foi ordenado em 13 de dezembro de 1969. É o primeiro papa jesuíta e o primeiro do continente americano. É também o 12º papa não europeu, o primeiro desde 731. 
O argentino tem licenciatura em filosofia, pelo Colegio Máximo Sao José, em Sao Miguel. Lecionou filosofia, literatura e psicologia.
Na Celebraçao da quinta Santa em Argentina
Entre 1973 e 1979, período que abrangeu a ditadura militar argentina, foi provincial (um cargo de comando da Ordem dos Jesuítas) dos jesuítas na Argentina. Em 1980, tornou-se reitor do seminário San Miguel – onde estudara anos atrás. Bergoglio fez o doutorado na Alemanha. Ao retornar para a Argentina, atuou em Córdoba.
Viajando de Metro
Em junho de 1997, assumiu o cargo de bispo adjunto, por conta de problemas de saúde do então titular da arqudiocese de Buenos Aires, Antonio Quarracino. Em 28 de fevereiro de 1998, tornou-se o titular.
Em 21 de fevereiro de 2001, foi ordenado cardeal por João Paulo II. Bergoglio foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos da Argentina de 8 de novembro de 2005 a 8 de novembro de 2011.
No conclave realizado em 2005, após a morte do papa João Paulo II, Bergoglio foi o segundo cardeal mais votado. Sua idade avançada fez com que ele não aparecesse entre os cardeais mais votados para suceder Bento XVI.     E conhecido pela sua austeridade, pela sua opção pelos mas pobres vivida com fidelidade. (quando ia visitar as paroquias acostumava ir de metro )
  



 Fiel ao seu estilo e ao seu nome, olha o que fez no primeiro dia do seu pontificado!.

Papa Francisco dispensa carro oficial e reza em basílica de Roma

Apenas 12 horas após sua eleição , o papa Francisco calmamente deixou o Vaticano no início da manhã desta quinta-feira (14) para rezar e pedir orientação em uma basílica de Roma. Dando mostras de sua simplicidade, ele foi até a basílica em um carro simples do Vaticano - não o veículo papal - e fez suas preces ao pé de uma Madona.

Papa Francisco deposita flores no altar dentro da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma

Video do momento em que o Papa  se apresenta ao povo

As primeiras Palavras do Papa Francisco!!

Irmãos e irmãs, boa noite. Vocês sabem que o dever de um conclave é dar um bispo a Roma. Parece que os meus irmãos cardeais foram buscar-me quase até ao fim do mundo. Mas aqui estamos. Agradeço a vossa hospitalidade. A comunidade diocesana de Roma já tem o seu bispo. Obrigado.
Em primeiro lugar, peço uma oração pelo nosso Papa emérito, Bento XVI. Oremos por ele, para que o Senhor o abençoe e a Virgem o proteja. [Em seguida, o Papa reza um Pai Nosso e uma Ave Maria com os fiéis reunidos na Praça de S. Pedro.]
E agora, vamos começar esta jornada: o bispo e o povo. É o caminho da Igreja de Roma, que preside à caridade em todas as igrejas. Um caminho de fraternidade, amor e confiança entre nós.
Vamos rezar por nós, de um para o outro. Oremos para o mundo, porque há uma grande irmandade. Espero que este caminho da Igreja – que hoje começa e em que serei ajudado pelo cardeal vigário, aqui ao meu lado – seja frutífero para a evangelização desta cidade tão bonita.
E agora gostaria de dar a bênção, mas primeiro quero pedir-vos um favor. Antes de o bispo benzer o povo, peço que rezem ao Senhor para que me abençoe: a oração do povo, pedindo a bênção do seu bispo. Façamos esta oração em silêncio.
[Depois de alguns segundos de silêncio, o Papa concluiu].
Agora, vou abençoar-vos e a todo o mundo, a todos os homens e mulheres de boa vontade. Agora deixo-vos. Obrigado por tamanha hospitalidade. Ver-nos-emos em breve. Amanhã vou rezar à Nossa Senhora para que proteja Roma. Boa noite e bom descanso.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem: