sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Votos Perpétuos de Andréia dos Reis - Carmelita Missionária

Oramos todos juntos a Oração Vocacional 
por nossa irmã Andréia.
Ela fará  dia 15 de Dezembro em Betim - MG,
 os Votos Perpétuos

Que etapa é esta? Após um período prolongado de preparação, irá se comprometer para sempre, a seguir Jesus Cristo na Congregação das Carmelitas Missionarias, participando da Vida e Missão na Igreja e no Mundo. 
(Constituição das Carmelitas Missionárias). 






ORAÇÃO VOCACIONAL

Deus de imensa ternura, Pastor e guia do teu povo,
sabedoria infinita. Tu conheces o ir e vir de cada dia 
para cumprir nossa missão.
         Mostra os teus caminhos, que teu Espirito santificador, 
faça brotar novas sementes de VIDA e ESPERANÇA 
na nossa Igreja para que esta obra 
por Ti e em Ti começada, 
possa continuar florescendo nesta terra querida 
e no meio do povo.
        Mãe e Rainha do Carmelo, guia e torna fecundo 
o nosso trabalho  e faça de nossas vidas, 
uma resposta fiel ao Projeto de Deus 
sobre cada um de nós.

Amém.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

ANIVERSÁRIO DA NOSSA IRMÃ CECILIA ANDRÉS - GERAL DAS CARMELITAS MISSIONÁRIAS


FELIZ ANIVERSÁRIO!

NESTA TERRA BRASILEIRA FAZEMOS CHEGAR NOSSO CANTO DE
BENÇÃOS E AÇÃO DE GRAÇAS PELO DOM DE SUA VIDA. 





terça-feira, 20 de novembro de 2012

FESTA DO FUNDADOR DAS CARMELITAS MISSIONÁRIAS

MISSA EM HOMENAGEM A FESTA DO PE. FRANCISCO PALAU
PARÓQUIA SANTA CRUZ E NOSSA SENHORA DO CARMO
GUARULHOS


EUCARISTIA PRESIDIDA PELO PE. WELSON 

                                                                                                 

E  A PRESENÇA ESPECIAL DE IRMÃOS E IRMÃS NA FÉ, REPRESENTANTES DE DIVERSAS PASTORAIS E MOVIMENTOS DA PARÓQUIA STA. CRUZ E NOSSA SENHORA DO CARMO.

                                                                                               

E DE MUITOS AMIGOS DE CAMINHADA E PRESENÇA NA PARÓQUIA...

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

NOVEMBRO, MÊS DE FESTAS!!



14 DE NOVEMBRO
FESTA DE TODOS OS SANTOS CARMELITAS



Lembramos hoje a  todos os nossos irmãos que passaram, por esta terra,  cheios de coragem, vivendo em obséquio de Jesus, e imitando a Maria, são para nós, modelo de santidade
 
 Os Santos do Carmelo,  são uma imensa multidão de  irmãos que consagraram a própria vida a Deus, seguindo os ensinamentos do Mestre e imitando a sua vida.  E se entregaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica e no zelo pelas almas, marcado com o próprio sangue. 
Eremitas do Carmelo, doutores, pregadores, missionários, mártires, monjas que dedicarom a suas vidas a orar pelo o povo de Deus , religiosas que descobriram o rosto de Cristo aos irmãos com o apostolado caritativo, sobretudo em terras de missão; seculares que encarnaram no médio do mundo o espírito da Ordem.

domingo, 11 de novembro de 2012

FESTA DO BEATO FRANCISCO PALAU EM BETIM



Na comunidade São José, de Betim celebramos a Festa de Nosso Fundador, com uma Missa em casa, e com a participação da
comunidade paroquial e amigos

Dom Luiz, a comunidade e as Irmas Andréia e Nieves.

 Nas oferendas apresentamos signos que representaram a cada um dos continentes em que as Carmelitas Missionárias estamos presentes





Foi uma grande festa da Paróquia
 A pesar que choveu  quase toda a tarde,  a participação de amigos e paroquianos  foi muito boa!



Todos os que celebramos a Francisco Palau em um clima de Alegria e Fraternidade!!

 Depois da Missa, celebramos a fraternidade com Dom Luiz.






GRAÇAS A TODOS POR COMPARTIR A NOSSA FESTA, QUE É  A FESTA DA IGREJA!!





CONHECES A FRANCISCO PALAU (4º Parte)



Missionário incansavel  e Apaixonado por Maria

 O itinerario intimo do P. Francisco Palau está marcado sempre pelo amor a Igreja, o seu imenso serviço nao é outra coisa que a prova desse amor

 Numa de suas cartas escreveu: “sinto que Deus me chama à Pregação  e vou-me abandoar ao Espírito que me guia. Onde encontre uma porta aberta por ali entrarei. Quando Deus me chama, nada há que me detenha, todo me parece possivel”

O ardor missionário, em Francisco Palau, o  levava a buscar diferentes maneiras de pregar o Evangelho. Sua atividade estava marcada pela originalidade e criatividade

Percorria muitas povos, participando das “missões populares”,  e além da pregação,  promovia  a devoção a Maria, sob a devoçao de nossa Senhora das Virtudes.



Pensamentos do Padre Palau:


 



“Tu me amas, eu te amo e o amor são obras.









Que a exemplo de Francisco Palau, estejamos sempre disponíveis a ir além de nossas próprias fronteiras culturas e religiões com respostas solidarias ante as novas pobrezas, e necessidades dos máis desprotegidos da sociedade.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

O CARMELO CONTINUA EM FESTA

DIA 08 DE NOVEMBRO
MEMORIA DA BEATA ELISABETE DA TRINDADE
CARMELITA DESCALÇA



Elevação à Santíssima Trindade

Ó meu Deus, Trindade que eu adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente para me fixar em Vós, imóvel a pacifica como se a minha alma estivesse já na eternidade. Que nada possa perturbar a minha paz, nem fazer-me sair de Vós, ó meu Imutável, mas que cada minuto me faça penetrar mais na profundidade do vosso Mistério. Pacificai a minha alma, fazei nela o vosso céu, a vossa morada querida e o lugar do vosso repouso. Que eu nunca Vos deixe só, mas que aí permaneça com todo o meu ser, bem desperta na minha fé, toda em adoração, toda entregue à vossa Ação criadora.
Ó meu Cristo amado, crucificado por amor, quereria ser uma esposa para o vosso Coração, quereria cobrir-Vos de glória, quereria amar-Vos… até morrer de amor ! Mas sinto a minha impotência a peço-Vos para me “revestir de Vós mesmos”, para identificar a minha alma com todos os movimentos da Vossa alma, para me submergir, invadindo-me, a substituindo Vos a mim, para que a minha vida não seja senão uma irradiação da vossa Vida. Vinde a mim como Adorador, como Reparador, a como Salvador.
Ó Verbo eterno, Palavra do meu Deus, quero passar a minha vida a escutar-Vos, quero tornar-me inteiramente dócil, para tudo aprender de Vós. Depois, através de todas as noites, de todos os vazios, de todas as impotências quero fixar-Vos sempre a permanecer sob a vossa grande luz; ó meu Astro amado, fascinai-me para que eu não possa jamais sair da vossa irradiação.
Ó Fogo consumador, Espírito de amor, “descei sobre mim”, para que na minha alma se faça como que uma encarnação do Verbo: que eu seja para Ele uma humanidade de acréscimo na qual Ele renove todo o seu Mistério. E Vós, ó Pai, debruçai-vos sobre a vossa pequena criatura, “cobri-a com a vossa sombra”, não vendo nela senão o “Bem-Amado no qual pusestes todas as vossas complacências”.
Ó meus Três, meu Tudo, minha Beatitude, Solidão infinita, Imensidade onde me perco, entrego-me a Vós como uma presa. Sepultai-Vos em mim para que eu me sepulte em Vós, enquanto espero ir contemplar na vossa luz o abismo das vossas grandezas.





quarta-feira, 7 de novembro de 2012

FESTA DO FUNDADOR BEATO FRANCISCO PALAU Y QUER



CARMELITAS MISSIONÁRIAS

FELICITAÇÕES POR ESTE DIA DE FESTA!


UNIMOS COM TODO POVO DE DEUS PARTILHANDO UMA 
DAS MAIS BELAS DECLARAÇÕES DE FÉ DO NOSSO FUNDADOR:


CREDO ECLESIAL



  1. Creio que existes e que tu, ó Igreja, ES o único abjeto do amor designado pela lei de graça:  “amarás”
  1. Creio que tu ES Deus e o próximo
  1. Creio que todos os que são o nosso próximo formam um só corpo com Cristo, Deus-homem, sua cabeça.
  1. Creio que onde está Cristo, aí está a Igreja
  1. Creio que este corpo se chama  Igreja, e é única, presente no céu, na terra e no purgatório
  1. Creio que a Igreja é de uma beleza imensa, porque reúne em si todas as perfeições que constituem a imagem do próprio Deus.
  1. Creio que este corpo perfeito ES tu, ó Igreja; ES uma realidade,  com vida e movimento próprio, que tens espírito e vives, entendes e amas, que falas, ouves e vês.
  1. Creio que, sendo amada como único objeto digno de amor por parte dos homens e dos anjos, podes corresponder com amor, amando aos que te amam.
  1. Creio que em ti o amor é o Espírito Santo, que, distribuindo-se por todos os membros do teu corpo, corresponde com amor ao que ama. O Espírito Santo,  dá a ti vida, movimento, virtude, graça e gloria. Em ti, contigo e por ti obra o Deus Trino e Uno, e fora de ti não existe salvação, vida ou felicidade, mas agitação e tormento eterno.

Eis o que creio a teu respeito.





BEATO FRANCISCO PALAU


FESTA DO FUNDADOR DAS CARMELITAS MISSIONÁRIAS

QUEREMOS PARTILHAR COM VOCÊ UMA CARTA ESPECIAL 
 DO NOSSO FUNDADOR FRANCISCO PALAU Y QUER.  
NESTA CARTA VOCÊ PODERÁ CONHECER UM POUCO MAIS DO PE. PALAU,
QUE CERTAMENTE ACOMPANHARÁ SUA CAMINHADA COM DEUS.

CARTA 6: A Joana Gratias
                                                                 
                                                             Montsant (tarragona), 8- 15 de Julho de 1851

J.M.J.
1. Caríssima filha: ontem caminhamos o dia inteiro seguindo esta montanha. Os seus despenhadeiros são verdadeiramente espantosos. Encontramos muitas covas onde poderei retirar-me quando estiver fatigado do mundo. Escrevo-te da eremita de São Bartolomeu. A sua posição é muito pitoresca. Esta noite dormirei numa cova muito escondida, não muito longe desta eremita. A água está próxima. Há uma fonte não muito distante da cova, está ao pé de grandes penhascos cobertos de um bosque que está sempre verde. Ontem cansei-me tanto de subir e descer por precipícios que hoje não me atrevi a continuar nas minhas indagações. Segui os picos mais altos de Montsant, os que dão para Lérida. A montanha que tem o nome de Montsant parece-se a uma pia, quer dizer, no meio há um grande vale fechado pelas quatro partes das cumes das montanhas que dão para Lérida, o mar, a oriente e a poente. Este vale profundo contém despenhadeiros espantosos e é horrivelmente solitário. As suas covas estão escondidas pelo bosque. Em diferentes partes há fontes e algo de terra cultivada, há muitas covas que os camponeses fecharam, servem-lhes de abrigo as que estão no meio dos despenhadeiros.
Vigília da Virgem do Carmo.
2. Nestes dias tenho estado tão solitário como desejei. O ermitão de São Bartolomeu trouxe-me o necessário. Está preparado para ocultar nestas covas a quem eu queira convidar.  
3. A carta do senhor Gregório é bastante satisfatória. É possível que o João vá visitar Cantayrac; nesse caso verá sem dúvida o João Batista.
4. Não te esqueci na minha solidão. O caminho que o teu espírito deve seguir é: ao princípio não poderás suportar uma solidão absoluta por muito tempo, porque o teu espírito não tem alimento suficiente. Convêm sair da casa do amor próprio espiritual para ser toda de Deus e em Deus. A oração pelas necessidades da Igreja seja curta e frequente e no resto, ocupa-te do bem do próximo. Ocupar-te do bem dos outros por Deus é cuidar de Deus, e cuidar de Deus no seu corpo moral, é ser em verdade de Deus. Para a vida solitária é preciso ter grande diálogo com Deus, relativamente aos assuntos da salvação dos homens. Isso é o último grau da perfeição. Ora alguns bocados pelas necessidades do corpo chagado de Jesus Cristo e ocupa-te totalmente da salvação dos outros. Esse é o teu caminho. Ocupando-te do bem dos outros, ordenarás as tuas forças, as tuas virtudes, o teu tempo, a tua vida à salvação do próximo. Estas virtudes para que sejam verdadeiras pérolas e pedras preciosas que brilhem no templo de Deus, é necessário que passem pelas mãos de muitos artífices que as polirão ao fogo e a golpes de martelo. Quer dizer, que para que o que fazemos em bem dos outros sejam virtudes sólidas, é necessário que contribuam muitas circunstâncias que as façam boas.
5. As pedras preciosas que são verdadeiras são muito raras; há poucas, mas valem muito; há muitas que são falsas e destas temos que nos purificar. Não se há-de adornar o céu com nenhuma pedra preciosa que seja falsa. Estas temos que deitá-las fora. Para discerni-las, para conhecer quais são falsas e quais as verdadeiras, é necessário estudo, diálogo, tempo e experiência. Quer dizer que ao princípio, tudo o que brilha parece pedra preciosa, depois o tempo far-te-á conhecer quais são as virtudes sólidas ordenadas ao bem do próximo e quais são as falsas. Ocupa-te com todas as tuas forças em negociar com pedras preciosas e com tempo e trabalho serás por fim boa comerciante.
6. Tem sempre ante os teus olhos que a perfeição consiste no cumprimento do mandamento do amor: “amar a Deus e ao nosso próximo” (Dt 6, 5; Mt 22, 37.39). Não esqueças que, quanto ao amor do próximo, os que mais fazem são aqueles que com o tempo e com grandes trabalhos se fizeram dignos de assistir àquele grande conselho, composto no céu, dos anjos da primeira hierarquia e daqueles espíritos da Igreja militante que assistem a ele para os assuntos da salvação dos homens. O que aqui se decreta se executa sobre o universo. Aprende a assistir a ele e talvez a seu tempo sejas admitida. Para isso lê a Luta. Para ser admitida nele é necessário que te exercites na salvação do próximo, fazendo por ele obras de caridade: faz-lhe bem, não lhe faças mal; aqui tens os preceitos da lei que hás-de meditar e praticar.
7. Como a luz interior é ainda muito débil, as tuas virtudes são fracas. Fomenta esta luz interior, ela aquecerá o teu coração e dará força às tuas ações. Para fomentá-la medita o mistério da encarnação, o da redenção e o da cruz. Na Luta verás como se faz todo esse comércio. Na oração interessa-te em geral pelo bem de todos os homens. Não desças muito a particularidades, porque como a luz é muito débil não podes distinguir os objetos particulares. Imita nisso a Jesus Cristo e encontrarás um verdadeiro mestre e modelo de oração. Segue- O em todos os seus passos: Encontrarás no deserto orando pelos homens, no monte das oliveiras agonizando por eles, na pregação socorrendo-os nas suas necessidades, na cruz oferecendo-se ao Pai como vítima de propiciação. Contempla os maiores santos: São João Batista, Elias, São Francisco de Assis, etc. Imita-os no que possas. Este é, minha filha, o verdadeiro caminho.
               Adeus.







terça-feira, 6 de novembro de 2012

FESTA DAS BEATAS CARMELITAS MISSIONARIAS



6 de Novembro, Memória das  

Carmelitas Missionárias Mártires


Hoje 6 de Novembro, na nossa congregação, damos graças ao Senhor pelo testemunho profético de nossas Irmãs: 

Ir. Daniela de São Barnabé 
 Ir. Esperança da Cruz
Ir . Gabriela de São João da Cruz 
 Ir. Refugio de São Ângelo

Em 1936, durante a guerra Espanhola houve uma grande e devastadora perseguição a Igreja Católica, onde morreram martirizados Bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos, leigos, leigas em fidelidade a Fe em Jesus Cristo, entre eles, estão as nossas Irmãs Carmelitas Missionárias: Esperança, Maria Refugio, Daniela e Gabriela.

O Papa Bento XVI, em Outubro de ano 2007, confirmou  o heroísmo e testemunho da sua Fe cristã proclamando-as Beatas e apresentando-as  ao mundo como sinal profético que estimula e fortalece a nossa fidelidade a Jesus Cristo.
Oração:
 Pai, Todo-poderoso e Eterno que pelo dom do teu Espírito, fortaleces  e confirmas a fidelidade de nossa Fe.  Concedei-nos, pela intercessão das mártires: Esperança, Daniela, Gabriela e Maria Refugio a graça de sermos fortes e fieis ate o fim, confessando como elas, o nosso amor a Jesus Cristo teu Filho Amado, Amem

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CONHECES A FRANCISCO PALAU? (3º Parte)



BUSCADOR   INCANSAVEL   E  APAIXONADO   PELA   IGREJA

Francisco Palau, foi sempre um homem que buscava e procurava sempre a vontade de Deus. 
Ele descobre que é na Igreja, no serviço aos próximos  é o lugar onde Deus o chama e ai se lanza 

A melhor manera de conhecer algueim , é conhecer seu pensamento:


“Separado do mundo, retirado no convento, pergunte pela coisa amada, e sai à sua procura.  A buscava na austeridade da vida religiosa, no jejum, na oração, no silencio, na pobreza, procurei e a encontrei!!
Vi a minha amada, e me uni com ela em Fe, Esperança e Amor!  A minha amada era:  "Deus e o próximo, o seja a Igreja católica"!!  Em ela encontre minha felicidade. (Mr 1,3)



"Tu sabes, Igreja Santa, que se vivo, vivo por ti e para ti."

domingo, 4 de novembro de 2012

CONHECES A FRANCISCO PALAU? (2º Parte)



Amante do silencio e da oração: 





Francisco Palau, fiel a  vocação de Carmelita buscava momentos de  solidão, e no silencio da natureza fazia  oração, esses momentos de intimidade con Deus, crescia seu amor pela Igreja, e os próximos. E se entregava completamente a eles.









 A melhor manera de conhecer algueim , é conhecer seu pensamento:
 

 “Que a solidão,
a oração,
e o sacrifício,
 sejam a fonte
de nosso apostolado”

 

“Fixa o teu olhar no fim da criação e por ele, a ele, orienta toda a tua vida”

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

CONCHECES A FRANCISCO PALAU? (1º Parte)



Francisco Palau nasceu em Aitona (Lérida, Espanha) em 1811. 
Carmelita Descalço viveu sua vida em entrega incondicional a Igreja, sua amada,  e  que ele resumia na expressão "Deus e os próximos"  

Em 1860 fundo a congregação das Carmelitas Missionarias.  Foi um grande apaixonado  pela Igreja e por Maria,  sob a advocação de Nossa Senhora das Virtudes.

Morreu em Tarragona o dia  20 de março de 1872.  Foi  beatificado pelo Papa Juan Pablo II, em Roma o dia 24 de abril de 1988.

A MELHOR MANEIRA DE CONHECER UMA PESSOA É CONHECER O SEU PENSAMENTO:



"Ocupar-te do bem dos outros por Deus é cuidar de Deus, e cuidar de Deus no seu corpo moral, é ser em verdade de Deus"





"Amarás a Deus, e amarás ao próximo. Aqui está a lei da graça resumida em duas linhas"







                                           Se aproxima a festa de Nosso  Fundador!
Vamos compartindo alguns pensamentos de Pe. Palau, para  você conhece-lo um pouco mais.